Hotel Reymar Express - Maceió - AL
  • Jefferson Martins

Um pedacinho do paraíso





Um título que resume um pouco do que são os Cânions do Rio São Francisco, o 5º maior cânion navegável do mundo. Isso mesmo! No sertão alagoano, na divisa com o Estado de Sergipe, o Velho Chico se mostra imponente, margeador por grandes paredões formados a milhares de anos, esculpidos pelo tempo.


Tive o prazer de fazer pela terceira vez essa viagem incrível, cortando o Agreste de Alagoas, passando por paisagens que mudavam a cada cidade, até chegar a cidade de Piranhas, lugar histórico onde Virgulino Ferreira de Silva, o famoso Lampião, teve a cabeça exposta junto a de Maria Bonita e outros cangaceiros, quando teve fim o reinado do Rei do Cangaço. Piranhas é uma cidade pequena, mas, cheia de histórias, com seus casarões imponentes e às margens do São Francisco. Já foi cenário de novelas da Globo, como Velho Chico e Cordel Encantado.


Depois de uma breve parada, rumamos à cidade de Canindé do São Francisco, no lado Sergipano do rio, bem próxima à Piranhas, foi só cruzar a ponte e já estávamos lá. A vista da Hidroelétrica de Xingó rouba a cena no caminho, com suas enormes turbinas e tamanha quantidade de água que ela represa.


O ponto de parada para nós visitantes é o Restaurante Karranca's, local do nosso embarque aos catamarãs e o cantinho para nosso almoço após o passeio pelas águas do São Francisco, que por falar nisso... como é lindo esse lugar. A calmaria das águas transmite uma paz, uma leveza na alma, pois, a paisagem é simplesmente deslumbrante, algo difícil de explicar com palavras. É por isso que, você que vem para Maceió, se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer esse cantinho lindo do nosso Estado. Os cânions estão situados entre Alagoas e Sergipe, e a além de Piranhas e Canindé, eles se estendem por Olho D'Água do Casado, Delmiro Gouveia e Paulo Afonso, já na divisa com a Bahia.


Após algumas horinhas de passeio pelo rio, chegamos a uma plataforma flutuante, a qual eles dão o nome de Brogodó, em homenagem ao nome da cidade da novela Corel de Encantado que foi gravada por aqui, e lá há uma piscina natural, um espaço delimitado no rio, onde você pode tomar banho com segurança. Também há uma menor para os pequenos não ficarem fora da festa. Ainda lá, você tem a opção de fazer uma passeio de lancha, que te levará à um canto chamado de Vale dos Mestres ou de canoa até o fundo da Gruta do Talhado, dá para tocar nas rochas; destaco ainda as pequenas estátuas de São Francisco que ficam nas encostas.


Passeamos, olhamos atentamente para cada detalhe e então retornamos renovados para saborear as delícias do restaurante Karranca's, que disponibiliza duas opções: a la cartè e self service. Este segundo, não deixa a desejar, tem diversas opções e você pode repetir.


Confira abaixo algumas imagens que registramos nesse pedacinho do paraíso!




118 visualizações