Hotel Reymar Express - Maceió - AL
 
  • Jefferson Martins

CACHOEIRA DO ANEL EM VIÇOSA/AL



Nosso cantinho de hoje é a cidade de Viçosa, situada a pouco mais de 86km da nossa Capital Maceió. O município já foi um dos centros econômicos mais importantes e é conhecido como a Atenas de Alagoas, tamanha a quantidade de intelectuais, poetas e artistas, a citar o Menestrel Théo Brandão, entusiasta do Folclore Alagoano.


O caminho até Viçosa é bem tranquilo, uma hora na estrada e você chega ao município, mas, nossa parada é um dos pontos mais lindos do interior alagoano: a Cachoeira do Anel. Já conhecida por muitos aventureiros que querem fugir do agito da cidade grande, a cachoeira encontra-se dentro de uma área privada de Mata Atlântica preservada, mas, fica tranquilo que o acesso é livre; as águas do Rio Caçamba que cortam a zona rural da cidade encontram vales acidentados e é num desses pontos que a cachoeira se forma. Dá para chegar lá de duas formas principais: seguindo a trilha a partir da Pousada Natures Paradise, localizada no povoado Baixa Funda, lá eles disponibilizam guia que orienta direitinho o caminho; a outra forma é indo pela AL-101 até o povoado Anel e cortando estrada de barro para chegar ao seu destino. Vamos deixar no final do texto links para o Google Maps, assim, é só clicar e navegar pelo GPS.


Na Cachoeira do Anel você terá a natureza ao seu redor, um banho delicioso e revigorante, muitos animais nativos que não se intimidam com a presença humana na área, são saguis e pássaros de várias espécies que para muitos são novidades, já que é praticamente impossível vê-los livres na cidade grande. Alguns visitantes até levam seus alimentos, fazem fogueira, acampam, dormem, os limites não existem, somente os cuidados habituais que você precisa tomar, e também uma regra clara: a natureza é de todos, mas, o lixo produzido é somente seu. Então, lembre-se de deixar o ambiente limpinho para que todos aproveitem.


Dica: caso prefira mais sossego, o ideal é ir durante a semana, pois, sábados e domingos costumam ser bem movimentados. Perto da cachoeira, indo pelo povoado, há um restaurante e um ponto de apoio, que vende água e outros mantimentos. Na volta, passe pelo centro de Viçosa até a Praça Apolinário Rebelo, lá tem muitos prédios históricos e a Padaria do Creso, a mais tradicional panificação da cidade, cheia de delícias feitas com inhame. Vale a pena visitar!


Como chegar à Viçosa: clique aqui para criar a rota.

Como chegar à Cachoeira do Anel (partindo de Viçosa): clique para criar rota.


Se você gostou da dica? Dá um joinha para fortalecer. Gostou e quer saber como chegar lá, caso não esteja de veículo próprio? Deixa comentário que a gente dá as opções. Veja mais fotos do destino na galeria abaixo. #AtéAPróxima




38 visualizações0 comentário